Em algum lugar, um novo herói…

O ano era 1996… Sob influência dos universos Marvel, DC e a então recém inaugurada  Image comics, tive a ideia de criar e escrever meu próprio personagem. com a pandemia da covid-19, durante a quarentena, decidi dar continuidade a esse sonho antigo e, com várias atualizações e novas ideias, nasceu esse novo projeto.

Cabe aqui algumas inspirações que deram origens a personagens desse projeto. Radius, quando na forma humana como Lukas Xagas, leva o nome e os traços do meu filho Lucas, minha alegria de viver, enquanto Chagas vem de meu sobrenome paterno. 

Meu cachorro de estimação e parceiro, o “Pituco”, virou um personagem que tem tudo pra ser muito querido e divertido, além de uma homenagem a todos os cachorros do mundo.

O “Doutor Otium” é uma homenagem em memória do meu querido primo irmão Rogério que tanto contribuiu com minhas ideias e hoje está ao lado de Deus.

‘Peregrino’, herói da velocidade desta trama, é inspirado no paratleta Daniel Martins, que orgulha Marília e a região com suas incontáveis vitórias e medalhas, incluindo o ouro na paraolimpíada do Rio de Janeiro em 2016. 

Este projeto pode ser considerado a realização de um sonho pessoal. Como sempre digo, o importante é sempre tentar realizar seus sonhos, mesmo que eles sejam realizados apenas para você. Como nesta vida ninguém faz nada sozinho e parafraseando cantor e compositor Raul Seixas: sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade, tenho inúmeros agradecimentos a fazer.

Agradeço primeiramente a Deus, por me permitir estar vivo e com saúde realizando esse sonho.

Às pessoas que acompanharam a construção deste projeto desde o seu início em 1996, com os primeiros desenhos do meu grande amigo Rafael Mantovani e aos que acompanharam meus desenhos até as aulas de português do colegial.

Agradeço aos apoiadores do projeto, aos meus pais, minha irmã e familiares próximos. Aos amigos da faculdade que cederam um espaço na camisa do nosso time de futebol para que eu pudesse colocar um desenho do radius e aos amigos da agência Mustache, com quem compartilho tanto deste projeto. 

Aos talentos artísticos e culturais reunidos a partir da iniciativa da produtora cultural Caká de Cerqueira César, diretora da La Musetta. a sensibilidade e o conhecimento de Caká atraíram para o projeto o escritor Ramon Barbosa Franco, roteirista de ‘Radius’, que contextualizou todo enredo e personagens na cultura brasileira, e a dupla de quadrinistas Tony Pessanha e Bruno Araújo que deram vida e movimento a ‘Radius’ com seus traços e cores. 

Agradeço especialmente ao meu filho Lucas, nascido em 2012, que já acompanhava os projetos iniciais de Radius e delirava ao vê-lo em meu computador e a minha querida esposa Mariana, que compartilha desse sonho comigo desde o momento em que nos conhecemos (2001) até os dias de hoje.

Também fica aqui um agradecimento especial a você que leu esta dedicatória e me deu a oportunidade de estar compartilhando a ideia de um cara que acredita que o céu é o limite…

Seja bem-vindo a 3121.

Tiago de Moraes